Formação

terça-feira, 13 de março de 2012

Alexandra Kollontai - A Nova Moral Sexual

Um dos objetivos deste blog é socializar todos os textos de formação interna das militantes do Anastácia Livre, e damos início disponibilizando para download os textos "A Nova Mulher e a Moral Sexual (I e II)" de Alexandra Kollontai, feminista marxista do período da Revolução Russa. Feita a devida análise do contexto histórico, trata-se de um material interessante para a reflexão da evolução do papel da mulher na sociedade, que nos deixa perplexas em vários pontos e nos faz notar que as coisas não mudaram tanto assim.


Alexandra Kollontai (1872-1952) foi uma das líderes da primeira revolução socialista. Os dois textos publicados refletem o aprendizado político e as conquistas da revolução na construção das novas relações de classe e gênero. Faz uma análise da situação da mulher na sociedade burguesa, comprimida por um código moral em que a propriedade privada era – e ainda é – prioridade, a ela tudo se sujeitando. E, a partir das conquistas da revolução, apresenta a necessidade da reorientação no comportamento do homem e da mulher, participantes da nova estrutura social que a revolução engendrou: um amor-companheiro, com direitos e responsabilidades iguais, com respeito à individualidade, com apoio mútuo.

"Quem são as mulheres modernas? Como as criou a vida?A mulher moderna, a mulher que denominamos celibatária, é filha do sistema econômico do grande capitalismo. A mulher celibatária, não como tipo acidental, mas uma realidade cotidiana, uma realidade da massa, um fato que se repete de forma determinada, nasceu com o ruído infernal das máquinas da usina e da sirene das fábricas. A imensa transformação que sofreram as condições de produção no transcurso dos últimos anos, inclusive depois da influência das constantes vitórias da produção do grande capitalismo, obrigou também a mulher a adaptar-se às novas condições criadas pela realidade que a envolve, O tipo fundamental da mulher está em relação direta com o grau histórico do desenvolvimento econômico por que atravessa a humanidade. Ao mesmo tempo que se experimenta uma transformação das condições econômicas, simultaneamente à evolução das relações da produção, experimenta-se a mudança no aspecto psicológico da mulher. A mulher moderna, como tipo, não poderia aparecer a não ser com o aumento quantitativo da força de trabalho feminino assalariado. Há cinqüenta anos, considerava-se a participação da mulher na vida econômica como desvio do normal, como infração da ordem natural das coisas. As mentalidades mais avançadas, os próprios socialistas buscavam os meios adequados para que a mulher voltasse ao lar. Hoje em dia, somente os reacionários, encerrados em preconceitos e na mais sombria ignorância, são capazes de repetir essas opiniões abandonadas e ultrapassadas há muito tempo."



*Caso o link de download tenha expirado, deixe um comentário que uparemos novamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário