Formação

quinta-feira, 25 de julho de 2013

25 de julho - dia da mulher negra latino americana e caribenha


A CARA DA HISTÓRIA 


Lilian Sankofa 


Minha pele é da cor da África
Preta, reluzente, com cheiro de Anastácia.
O corpo estremesse aos cântigos e batuques
Dança, chora, sente muitos prazeres.
Não para servir de carne à venda.
Mas para lembrar que a história do meu povo será contada
Não pelo branco opressor que me violentou,
Mas por quem a vivenciou.
Acotirene, Aqualtune, Dandara
Revelam a história de uma luta com a nossa cara.
Jamais vou esquecer as marcas da chibata.
O meu coração foi perfurado com uma espada
Arrancada da minha terra eu fui
Para trabalho forçado que dilui
As esperanças, as forças, "o amor".
Para enriquecer o bolso do explorador
Que só nos causa rancor, miséria e dor.
Não sou um esculacho como a burguesia quer que eu acho.
Sou o reflexo da intolerância
De um mundo de opressão e violência....  

Nenhum comentário:

Postar um comentário