Formação

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

FEMINISMO E A LUTA POR CRECHES: POR AUTONOMIA DAS MULHERES E EM DEFESA DAS CRIANÇAS


Em um dos encontros do coletivo realizamos uma formação sobre a Luta por Creches, com a presença e contribuição de companheiras da UNIFESP que atualmente estão na luta por creche na universidade para as mães estudantes.

A partir da leitura de textos e do documentário "Mulheres em Movimento," discutimos como vem sendo a resolução do problema da falta de creches no Brasil.

A maior parte das perspectivas, inclusive nos textos lidos, consideram que a melhor solução seria a "autogestão" pela comunidade, com custeamento do Estado, pois acreditam que isso garante boas condições de infraestrutura, bem como participação da comunidade na gestão e na construção do projeto pedagógico.Este pensamento nada mais é do que a histórica luta pelo "controle social" das políticas públicas, que já temos visto que, no capitalismo, isso é inviável, pois o Estado é quem, por fim, estabelece as regras do jogo colocando dentro de seus aparatos de "controle social" as  ONGs e representações do próprio poder público que não constroem as lutas com a população,e que são grandes aliados do Estado por serem financiados pelo mesmo e por empresas.

O coletivo Anastácia Livre entende que o custeamento pelo Estado acarreta em cooptação de uma construção comunitária anterior. Entendemos que  não se pode depender da atuação do Estado e devemos ter a autogestão como uma possível forma de resolver o problema da falta de creches. Não achamos inválido que, na impossibilidade imediata de autogestão, a luta seja uma cobrança para que o Estado cumpra este papel, mas enfatizamos o quanto é importante que esta luta seja apenas um meio que tenha como horizonte os processos autogestionários e o fim do Estado, dando ênfase mais para os aspectos da construção dos caminhos a serem percorridos.

Para continuarmos com esta e tantas outras reflexões apontadas no encontro de formação do coletivo, estaremos no debate sobre Luta por Creche, promovido pelo movimento da Unifesp Guarulhos, no dia 16 de setembro, as 18horas.

Nos vemos lá para trocar idéias, debater e avançar na luta pela autonomia das mulheres, em defesa das crianças e por uma outra sociedade!